[Resenha] Alma? - Gail Carriger


Nome: Alma?
Autor (a): Gail Carriger
Editora: Valentina
Ano de lançamento: 2013
Número de páginas: 308
Onde comprar: Compare os preços!
Nota: 
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.

E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.

Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.
Em pleno primeiro capítulo a srta. Tarabotti (ou para os íntimos, assim como eu à chamo de Alexia Tarabotti, haha) já arrumara uma grande confusão.
Em uma festa onde a falta de petiscos era o problema, a srta. Tarabotti foi se refugiar na biblioteca, na verdade esse era o seu refúgio preferido. 
Na companhia de uma torta de melado a srta. Tarabotti foi atacada por um vampiro sem a menor educação, com certeza ele não fazia parte de nenhuma colmeia digna.
Não dá muito tempo até Lorde Maccon aparecer. Ele ocupa um cargo importantíssimo no DAS (departamento de arquivos sobrenaturais) que consiste em cuidar dos casos sobrenaturais diretamente ligados a Rainha Vitória. 
 - Por quê , srta. Tarabotti, sempre que eu chego para resolver uma desordem numa biblioteca, a senhora está envolvida? - perguntou o conde. (pag. 19) 
Alexia é uma solteirona e apesar de achar Lorde Maccon (extremamente) lindo os dois não se dão tão bem. Tendo eles algumas semelhanças como: respostas para tudo, personalidade forte e um amor que se recusam em dar um "primeiro passo".
Srta. Tarabotti é uma especialista para arrumar problemas e todos começam a acreditar que os desaparecimentos que andam ocorrendo com os sobrenaturais solitários é culpa dela. Então a srta. Tarabotti sai em busca para ver quem é realmente o culpado dos sumiços que estão acontecendo em Londres e com a ajuda do seu Lorde Maccon. 

Apesar de achar a narrativa lenta eu gostei da história. A Gail Carriger conseguiu descrever as cenas muito bem, ainda mais pelo século que se passava, mais precisamente no século XIX. As roupas que cada um usava é extremamente descrita e me peguei rindo imaginando a roupa extravagante de Lorde Akeldama (um vampiro amicíssimo de Alexia). 

A Editora Valentina deixou a obra linda. A capa, a diagramação, a fonte, etc. me deixou muito satisfeito. Apesar de achar que deveria ter mais capítulos para não se tornar algo cansativo.

Eu super recomendo Alma? principalmente para leitores que gostam mesmo do gênero sobrenatural misturado com uma era diferente. Acho também que a obra foi bem finalizada e que não precisava de uma continuação.

2 comentários:

  1. Tenho bastante vontade de ler livros do gênero steampunk. Algumas pessoas me recomendaram esse livro, mas é a primeira vez que leio uma resenha.

    Achei interessante essa mistura do sobrenatural e o steampunk, e parece que o livro tem um pouco de humor. Mesmo com a narrativa lenta, acho que irei gostar.

    Entrou para minha Wishlist!
    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de ler Alma? Acho que eu vou gostar muito do livro, apesar da narrativa lenta, pelo fato de ele se passar XIX e fazer essa mistura de romance historico e sobrenatural.
    Adorei a resenha e o blog :)

    Bjs,
    Samira
    http://spoiledonbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Volte sempre!